22/12/2020

Barbacena regride para a Onda Vermelha do Minas Consciente

Mudança foi tomada devido às altas taxas de ocupação dos leitos e aumento de casos; novas medidas passam a valer a partir de quinta-feira (24).

A Prefeitura de Barbacena divulgou na tarde desta terça-feira (22) que o município regrediu para a Onda Vermelha do Minas Consciente. Um novo decreto deve ser publicado nesta quarta-feira (23) e as medidas incluídas no documento passam a valer a partir de quinta-feira (24). De acordo com o Executivo, a mudança foi tomada devido às altas taxas de ocupação em leitos hospitalares e ao aumento do número de casos confirmados da COVID-19. A cidade estava na Onda Amarela desde a reconfiguração do programa estadual. Segundo o Boletim Municipal desta segunda-feira (21), a cidade tem 1.743 notificações positivas, 1.636 recuperados, 11 pessoas hospitalizadas em decorrência da doença e 30 óbitos.

Onda Vermelha

Nesta fase, está autorizada a abertura dos seguintes serviços: Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; Bares (somente para delivery ou retirada no balcão); Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; Serviços de ambulantes de alimentação; Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; Vigilância e segurança privada; Serviços de reparo e manutenção; Lojas de informática e aparelhos de comunicação; Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; Construção civil e obras de infraestrutura; Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.