Profissionais de saúde da linha de frente e idosos em instituições recebem a última dose da CoronaVac a partir desta semana em Barbacena.
A partir desta semana, as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes iniciam a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac. Serão imunizados profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência que receberam a primeira dose nos últimos 15 dias. A CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a da Universidade de Oxford feita com o laboratório AstraZeneca, devem ser aplicadas em duas etapas. A segunda dose da CoronaVac precisa ser tomada num intervalo de 14 a 28 dias. Já a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, é tomada 12 semanas após a primeira dose, por isso, ainda não há calendário de aplicação definido.
A aplicação da última dose da CoronaVac para o grupo prioritário também começou nesta segunda-feira (18) em Barbacena. Na cidade, 2.795 pessoas receberam a primeira dose. Nesta etapa, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Arinos Brasil Duarte Filho, foram vacinados profissionais da linha de frente e idosos em instituições. "Nós estamos terminando a primeira fase, que chegou na semana retrasada, e já estamos vacinando todos os profissionais que trabalham na linha de frente da pandemia. Agora vamos passar para os próximos profissionais da Saúde, são aqueles que trabalham em laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios", explicou o titular da pasta.