Horário diferenciado começa nesta semana e, a partir de 14 de dezembro, as lojas poderão funcionar até às 20h. Município está na Onda Amarela do "Minas Consciente" e tem mais de 1.400 casos de COVID-19.
O Sindicomércio (Sindicato do Comércio de Barbacena) anunciou o horário de funcionamento estendido para lojistas para o período de Natal. A partir da próxima segunda-feira (14), os estabelecimentos poderão funcionar até às 20h. Barbacena está na Onda Amarela do programa estadual "Minas Consciente".
De acordo com o boletim da Prefeitura de domingo (6), a cidade tem 1.412 casos confirmados de COVID-19 desde o início da pandemia, sendo que 1.328 são considerados curados e 25 óbitos. Quinze pessoas estão internadas em hospitais do município com suspeita da doença. O "Minas Consciente" não prevê regulamentações sobre horário de funcionamento de comércios e serviços que são autorizados dentro das ondas. A determinação de restringir ou ampliar o horário cabe a cada Prefeitura, através de decreto municipal.
Horário especial
Segundo o diretor do Sindicomércio, Cristiano Ceolin, o horário especial de Natal começa nesta terça-feira (8), feriado municipal em celebração à Imaculada Conceição. Os lojistas poderão abrir os estabelecimentos de 9h às 18h. Cristiano Ceolin explicou que a aberturas das lojas no feriado é uma medida para auxiliar consumidores a adiantarem as compras do fim do ano. Já o horário estendido começa na próxima semana. As lojas poderão funcionar entre 9h e 20h até o dia 18 de dezembro. No sábado, 19 de dezembro, o comércio funciona de 9h às 17h. Já no domingo, 20, o horário é de 13h às 19h.
Nos dias 21 a 23 de dezembro, os estabelecimentos funcionam de 9h às 21h. Na véspera do Natal, no dia 24, as lojas ficam abertas até às 18h. Cristiano Ceolin reforçou que os lojistas estão preparados para atender os consumidores e que seguem os protocolos do "Minas Consciente", com a obrigatoriedade do uso da máscara, distanciamento social e uso do álcool em gel. "É uma ótima oportunidade do cliente fazer as compras com maior flexibilidade do horário, evitando assim as aglomerações tradicionais do final de ano", afirmou o diretor.